A história do cooperativismo remonta ao início do século 19, quando as pessoas começaram a se unir para melhorar suas condições econômicas e sociais. O cooperativismo é uma forma de organização econômica baseada na cooperação e solidariedade, que busca ajudar os membros a atingir seus objetivos econômicos e sociais.
Uma das primeiras formas de cooperativismo foi criada por agricultores na Inglaterra, que se uniram para comprar insumos e vender seus produtos em comum. Essas cooperativas foram chamadas de sociedades de cooperação agrícola.
Outro importante marco na história do cooperativismo foi a criação da primeira cooperativa de crédito, chamada de Rochdale Pioneers. Fundada em 1844 na Inglaterra, essa cooperativa oferecia empréstimos e serviços financeiros aos seus membros.
No final do século 19 e início do século 20, o cooperativismo começou a se espalhar pelo mundo, e foi adotado como uma estratégia para melhorar as condições econômicas e sociais de grupos de pessoas com necessidades semelhantes. Isso incluiu agricultores, trabalhadores, mulheres, minorias étnicas e pessoas com necessidades especiais.
Hoje, o cooperativismo é uma forma global de negócios que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social dos seus membros. E existem cooperativas em diversos setores econômicos, incluindo agricultura, crédito, saúde, educação, habitação, lazer e meio ambiente.
A Aliança Cooperativa Internacional (ACI), é uma organização que promove o cooperativismo mundialmente e em 1995 OIT (Organização Internacional do Trabalho) proclamou o dia de 2 de julho como o “Dia Internacional das Cooperativas” desde então.
Um grande diferencial competitivo para as cooperativas é ter como aliado empresas parceiras, tal qual a Grifo Sistemas, que fornece a sistema de gestão específico para cooperativas, o CooperaSIS, que auxilia as cooperativas a melhor sua gestão.