Os ramos do cooperativismo brasileiro são definidos pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é uma entidade que representa o sistema cooperativista no Brasil.
A OCB foi fundada em 1957 e é uma associação civil sem fins lucrativos, tendo como objetivos principais: defender e promover o desenvolvimento do cooperativismo no país; representar as cooperativas perante o poder público, a sociedade e outras entidades; e oferecer serviços de assessoria e apoio ao desenvolvimento das cooperativas.
Segundo a OCB, o cooperativismo brasileiro é dividido em sete ramos:
- Agropecuário: cooperativas de agricultores, agroindústria, extrativista, aquícola e pesqueiras .
- Crédito: cooperativas de crédito e de poupança e empréstimo.
- Consumo: cooperativas de consumidores, que atuam na comercialização de produtos e serviços.
- Infraestrutura: cooperativas de habitação, que têm como objetivo promover a construção e aquisição de moradias populares.
- Trabalho, produção de bens e serviços: cooperativas, que têm como objetivo organizar e desenvolver atividades profissionais e que atuam na produção de bens e serviços.
- Saúde: cooperativas com o intuito de prover ou adquirir por meio da mutualidade, serviços dedicados à preservação, assistência e promoção da saúde humana.
- Transporte: cooperativas destinadas a organizar a prestação de serviços de transporte de cargas e/ou passageiros, cujos cooperados detêm, a qualquer título, a posse ou propriedade do(s) veículo(s).
Agropecuário

São formadas por agricultores e/ou produtores rurais que detém os meios de produção.
Essas cooperativas têm como objetivo principal ajudar seus associados a melhorar sua situação econômica e social, por meio de uma série de serviços e atividades.
As cooperativas agropecuárias podem oferecer aos seus associados diversos tipos de serviços, como:
- Comercialização de produção agrícola: ajudando os associados a vender sua produção a preços justos e sem intermediários, geralmente com um melhor rendimento.
- Aquisição de insumos: ajudando os associados a comprar insumos agrícolas, como sementes, fertilizantes, defensivos, entre outros, a preços mais baixos do que os praticados no mercado.
- Assistência técnica: fornecendo aos associados orientação técnica sobre as melhores práticas agrícolas, a fim de aumentar a produção e qualidade de suas culturas.
- Financiamento: fornecendo aos associados acesso a crédito para investir em sua produção, a juros mais baixos do que os praticados pelo mercado.
- Seguros: oferecendo seguros para proteger os associados contra possíveis perdas decorrentes de eventos climáticos e outros riscos agrícolas.
Esses são alguns exemplos de serviços que as cooperativas agropecuárias podem oferecer aos seus associados. Além disso, essas cooperativas também podem atuar na comercialização de outros produtos, como alimentos, medicamentos, rações, entre outros.
Crédito

O ramo de crédito do cooperativismo engloba as cooperativas de crédito e de poupança e empréstimo.
Essas cooperativas são formadas por pessoas que buscam obter acesso a crédito para financiar seus projetos, investimentos e necessidades de consumo, a taxas de juros mais baixas do que as praticadas pelo mercado financeiro tradicional.
As cooperativas de crédito oferecem aos seus associados vários tipos de empréstimos, como:
- Pessoal: para financiar despesas pessoais, como viagens, educação, saúde e outras necessidades de consumo.
- Investimentos: para financiar projetos de investimento, como a compra de veículos, máquinas e equipamentos, reforma de imóveis e outros.
- Negócios: para financiar projetos de negócios, como a abertura de uma empresa, a expansão de uma atividade já existente, entre outros.
As cooperativas de crédito também podem oferecer aos seus associados serviços de poupança, como contas correntes, contas de poupança, certificados de depósitos, cartões de crédito, seguros, consórcios entre outros serviços.
E essas cooperativas são reguladas pelo Banco Central do Brasil e seguem regras de transparência e governança e são fiscalizadas com rigor.
Consumo

Engloba as cooperativas de consumidores, que são formadas por pessoas que buscam obter melhores condições de compra de bens e serviços para suas necessidades de consumo.
Essas cooperativas têm como objetivo principal oferecer aos seus associados produtos e serviços de qualidade a preços mais baixos do que os praticados no mercado.
Alguns exemplos de cooperativas de consumo incluem:
- Supermercados: oferecem aos seus associados produtos alimentícios e outros itens de consumo diário a preços mais baixos do que os praticados por supermercados tradicionais.
- Gás de cozinha: oferecem aos seus associados gás de cozinha e outros combustíveis a preços mais baixos do que os praticados pelo mercado.
- Medicamentos: que oferecem aos seus associados medicamentos a preços mais baixos do que os praticados em farmácias tradicionais.
- Turismo: que oferecem pacotes turísticos a preços mais baixos do que os praticados pelo mercado.
Além disso, essas cooperativas podem oferecer aos seus associados outros serviços, como seguros, consórcios, entre outros.
Essas cooperativas de consumo, assim como as demais, são baseadas no princípio da democracia cooperativa, onde todos os associados têm direito a uma voto e poder de decisão, e seus lucros são distribuídos entre os associados de acordo com sua participação.
Infraestrutura

São cooperativas formadas para prover aos associados infraestrutura e serviços públicos, incluindo água, energia, esgoto, entre outros.
Essas cooperativas têm como objetivo principal garantir o acesso das comunidades às necessidades básicas, como água potável, eletricidade, comunicação, saneamento e outros.
Alguns exemplos de cooperativas de infraestrutura incluem:
- Abastecimento de água: que fornecem água potável para suas comunidades, garantindo o acesso à água limpa e segura.
- Energia elétrica: que fornecem eletricidade para as comunidades, garantindo o acesso à energia confiável e segura.
- Telecomunicações: que fornecem serviços de comunicação, como telefonia, internet e outros, garantindo o acesso às comunicações e a informação.
- Construção: que são formadas por pessoas interessadas em construir moradias próprias, com o objetivo de conseguir preços mais baixos para a construção e condições de financiamento facilitadas.
- Compra de terrenos: que são formadas por pessoas interessadas em adquirir terrenos para construir moradias próprias, com o objetivo de conseguir preços mais baixos para a aquisição de terrenos e condições de financiamento facilitadas.
- Reformas: que são formadas por pessoas interessadas em reformar moradias já existentes, com o objetivo de conseguir preços mais baixos para a reforma e condições de financiamento facilitadas.
Essas cooperativas , assim como as demais, seguem os princípios e as regras estabelecidas pelo cooperativismo, e buscam garantir o acesso das comunidades às necessidades básicas e distribuir benefícios entre os seus associados de acordo com a sua participação.
As cooperativas de infraestrutura têm características semelhantes às cooperativas de serviço público, em que a sua missão é garantir um acesso universal e equitativo aos serviços de infraestrutura, e tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentando a competitividade dos negócios e a eficiência dos serviços prestados.
Trabalho, Produção de Bens e Serviços

Engloba as cooperativas que são formadas por trabalhadores e/ou empreendedores para organizar e desenvolver atividades profissionais de forma autônoma e democrática.
A partir da reformulação dos ramos por parte da OCB, em 2020, as cooperativas de produção e serviços começaram a fazer parte desse ramo também.
Portanto, cooperativas de produção, trabalho temporário, prestação de serviços, reciclagem e outros são classificadas neste ramo.
Essas cooperativas têm como objetivo principal melhorar a situação econômica e social, aumentando a eficiência e competitividade de seus associados, além de ampliar sua capacidade de negociação com fornecedores e clientes, podendo distribuir benefícios entre os seus associados de acordo com a sua participação.
Alguns exemplos desse ramo de cooperativas incluem:
- Prestadores de serviços: que são formadas por profissionais liberais ou trabalhadores de uma mesma categoria profissional.
- Industrialização: que são formadas por pequenos e médios empresários com o objetivo de aumentar a eficiência e competitividade de seus associados, através da industrialização de produtos.
- Comercialização: que são formadas por comerciantes que buscam ampliar sua capacidade de negociação com fornecedores e clientes, através da comercialização de produtos.
- Trabalhadores temporários: que são formadas por trabalhadores temporários, sem um vínculo empregatício à alguma organização.
- Trabalhadores autônomos: que são formadas por trabalhadores autônomos, como artistas, músicos, jornalistas, fotógrafos, entre outros.
Além disso, essas cooperativas podem contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuam, investindo em projetos que beneficiem a população local.
Saúde

O ramo de saúde do cooperativismo engloba as cooperativas formadas para prover saúde e assistência médica aos associados.
Essas cooperativas têm como objetivo principal garantir o acesso de seus associados à saúde de qualidade, por meio de serviços e atividades como assistência médica, hospitalar, farmacêutica, entre outros.
Podem ser constituídas por profissionais da saúde, pacientes ou usuários dos serviços de saúde.
Alguns exemplos de cooperativas de saúde incluem:
- Médicos: que fornecem atendimento médico aos seus associados, oferecendo preços mais baixos e condições de pagamento facilitadas para seus serviços.
- Pacientes: que proporcionam aos seus associados acesso a tratamentos e medicamentos mais acessíveis.
- Hospital: que oferecem serviços hospitalares e de atendimento a pacientes, com preços acessíveis e com condições de pagamento facilitadas.
Essas cooperativas de saúde seguem os princípios e regras estabelecidas pelo cooperativismo, e buscam garantir o acesso de seus associados à saúde de qualidade e distribuir benefícios entre os seus associados de acordo com a sua participação.
Além disso, cooperativas de saúde podem contribuir para a redução dos custos dos serviços de saúde e melhora da qualidade dos serviços prestados.
Transporte

Formadas para prover transporte aos associados. Essas cooperativas têm como objetivo principal garantir o acesso de seus associados ao transporte de qualidade, proporcionando viagens seguras, confortáveis e a preços acessíveis.
Alguns exemplos de cooperativas de transporte incluem:
- Transporte público: que fornecem transporte urbano, interurbano e rodoviário aos seus associados, garantindo acesso à mobilidade e transporte.
- Transporte escolar: que fornecem transporte escolar para crianças e adolescentes, garantindo acesso à educação.
- Fretamento: que oferecem transporte com motorista para eventos, turismo, entre outros, garantindo acesso ao transporte de forma personalizada.
- Transporte turístico: que oferecem transporte para turistas, permitindo conhecer novos lugares e culturas.
Seguem os princípios e regras estabelecidas pelo cooperativismo, e buscam garantir o acesso de seus associados ao transporte de qualidade, proporcionando viagens seguras, confortáveis e a preços acessíveis e distribuir benefícios entre os seus associados de acordo com a sua participação.
Além disso, as cooperativas de transporte podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, aumentando a eficiência dos serviços de transporte e proporcionando mais opções de mobilidade.
As cooperativas de transporte também podem desempenhar um papel importante na promoção do desenvolvimento econômico e turismo local, proporcionando transporte confiável e acessível para os residentes e visitantes.
Conclusão
Todas as cooperativas desses ramos precisam de apoio para manter os produtos e serviços prestados com o melhor custo e competividade.
Para isso, as cooperativas precisam de sistemas de informação que aumentem a capacidade de gestão e organização da mesma.
O CooperaSIS é um sistema preparado para atender os mais diversos ramos do cooperativismo pois é um sistema que nasceu desse meio.